Conectada, do Exército Brasileiro, concluiu a instalação de fibra óptica entre os municípios de Coarí e Tefé, pelo rio Solimões. A iniciativa pretende interligar os 52 municípios amazonenses com cabos de fibra ópticas.
De acordo com o Ten. Renovato do 4° CTA, o programa que começou em setembro com a pesquisa, levantamento de requisitos, levantamento de estrutura para fazer com que esse projeto aconteça."
Para o professor Francisco Rodrigues Pereira, a internet por via fibra óptica vai ser importante, principalmente para educação e a medicina na região. “Como empresarial, como também pra questão da medicina eu vejo a questão da fibra óptica pra nós de suma importância porque isso vai viabilizar os nossos processos de conversas, de pesquisas reuniões, e no contexto escolar isso é importantíssimo para os alunos pra fazer suas pesquisas, evolução dos trabalhos científicos”, elogiou.
O General Theophilo Gaspar, disse em entrevista que o principal benefício para esses municípios é nas áreas de educação e saúde. “Iremos inaugurar uma escola em Tefé que contará com aulas em Tele-Educação além de beneficiar as comunicações em geral, segurança e a saúde”, finalizou.
O cabo é revestido e conta com 24 filamentos de fibra óptica em que trafegam pulsos de luz em velocidades elevadíssimas. A interligação de cidade pelos oceanos por meio de fibra óptica é comum no resto do mundo mas a interligação de municípios por fibra optica pelos rios da Amazônia é um projeto pioneiro no mundo e certamente servirá como modelo para projetos futuros, avaliou Sussumu, especialista em fibra óptica responsável pelos teste de continuidade das fibras.
Para o supervisor de mergulho Stenio Ruiz a falta de visiblidade da água dificulta muito a manobra de proteção do cabo. “A água escura dificulta nossa manobra de proteção do cabo, pois tudo tem que ser feito no tato”.
Para o próximo lançamento, a cidade contemplada será Coarí, a qual será lançado cabo partindo de manaus totalizando 450 km de cabos.
A AQUAMAR é dirigida pelo empresário e mergulhador Emanuel Cassiano, formado pela Marinha do Brasil. Ele já atuou tanto no Brasil quanto no exterior, em países como a Holanda, Bélgica e França, adquirindo experiência e know how, que hoje são todos usados na AQUAMAR
AQUAMAR Manutenções e Serviços LTDA - Todos os direitos reservados @ 2016